sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Desafio: quando adultos voltam para a escola.

Desafio: quando adultos voltam para a escola. Francinete Mendes dos Santos, Graduanda do 6º semestre do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade do Estado do Amapá-UEAP, Macapá-AP, 2009.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um campo carregado de complexidades que carecem de definições e posicionamentos claros. Os educandos são sujeitos sociais que se encontram no cerne de um processo muito mais complexo do que somente uma modalidade de ensino. E ao longo dos últimos anos constata-se a volta dos adultos a escola, assim quais seriam as motivações e as dificuldades enfrentadas por estes? O objetivo deste trabalho é compreender os impactos que a vivência de escolarização tardia gera na vida dessas pessoas. A partir da análise da trajetória de vida e de escolarização dos sujeitos, foi possível compreender que, muito embora cada história seja ímpar, constituindo resultados de vivências e experiências particulares, existem momentos em comum que as marcam. Os resultados foram: (1) tentativa de elevar sua escolaridade; (2) a obtenção de certificado, a ascensão no mercado de trabalho, assim como o reconhecimento social; (3) as reações negativas esboçadas por familiares tais como: o seu tempo de estudar já passou, tem muito trabalho e/ou pesquisa; (4) a redução do tempo livre para passar em família devido tanta a freqüência na escola, quanto as atividades que tinham a fazer nos finais de semana. Estes resultados mostram que apesar das dificuldades os alunos da Educação de Jovens e Adultos ultrapassam os obstáculos, superam as barreiras e buscam seu espaço na sociedade.
Apoio: Universidade do Estado do Amapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário